terça-feira, 11 de novembro de 2008

A Identidade Batista

Olá, amigos e irmãos!

Conforme prometido, vamos prosseguir nossa caminhada nestas postagens, cujo objetivo precípuo é o de fornecer subsídios para se conhecer uma Igreja Batista. Ou antes, para se identificar um grupo como verdadeiramente "batista".

O QUE SIGNIFICA SER BATISTA?

Podemos começar a responder a esta pergunta, dizendo que ser batista, fundamentalmente significa ser um crente em Jesus Cristo.
Ademais, o nome "batista" veio ser aplicado exatamente por causa de algumas condições básicas que caracterizavam esse grupo de crentes desde o seu começo. Os batistas sempre foram reconhecidos pela sua fidelidade às Escrituras Sagradas (At 17:11) e pela exigência de se possuir uma experiência de conversão a Jesus Cristo, como resultado da ação do Espírito Santo, para se filiar à Igreja (At 2:38). Somente as pessoas que fossem sabidamente convertidas eram por eles batizadas (Mt 3:7-9). Não se aceitava o batismo ministrado por outros grupos cristãos durante a infância visto que falta para o recém-nascido a consciência de pecado, regeneração, fé e salvação. Não se aceitava também o chamado batismo por aspersão. O batismo deveria ser por imersão, que é o mergulho do candidato em água, símbolo da morte do crente para o mundo e o novo nascimento para uma vida segundo a vontade de Deus (Rm 6:4). Símbolo também da morte e ressurreição de Jesus (Rm 6:3). Os primeiros cristãos batizavam por imersão e o significado do termo bíblico baptizo é "mergulhar".
Conforme veremos no decorrer das próximas postagens, ao longo do tempo, essa prática foi sendo substituída pelo batismo por aspersão, o que sempre recebeu contestação. De certa forma, todo grupo cristão que se levantava contra o batismo de crianças, enfatizando o batismo somente de adultos convertidos e unicamente por imersão, era um grupo “batista”.
Portanto, quando se fala em batista, o que mais chama a atenção é a exigência de se batizar apenas convertidos. Foi isso que deu origem ao nome. Muitos supõem que o nome batista é uma forma simplificada de "anabatista", ou aquele que batiza de novo. Na verdade, a designação batista surgiu formalmente no começo do século XVII. Mas, durante toda a história do Cristianismo houve um esforço de muitos crentes em permanecer fiéis às Escrituras a partir desse ponto de vista: o batismo por imersão de pessoas convertidas e regeneradas por Cristo, mediante pública profissão de fé.
Portanto, neste aspecto, é possível encontrar em qualquer tempo da história da Igreja Cristã pessoas que tenham assumido uma verdadeira identidade batista.

Na próxima postagem, vamos fazer uma breve viagem pela História, com o objetivo de compreender melhor estas características e tendências. Até lá!

Nenhum comentário: