sábado, 1 de outubro de 2011

Suzana, a Mulher Que Seguia e Servia!

SUZANA, A MULHER QUE SEGUIA E SERVIA

Texto bíblico básico: Lc 8:3.


PRELIMINARES:

- Suzana é nome de origem hebraica, significando “lírio”ou “rosa”, um símbolo de pureza.

- Entre os que seguem o Senhor Jesus, encontramos esse grupo singular de mulheres; três são aqui nomeadas: Maria Madalena, Joana e Suzana.

- Os rabinos excluíam as mulheres de seus círculos acadêmicos; acreditavam que ensinar uma mulher era dar-lhe ocasião para uma vida de dissipação.

- A presença de mulheres, portanto, demonstra o caráter inovador de Sua Doutrina, pois, segundo a Bíblia, Jesus era seguido por um grupo de mulheres.

- Elas não recebem o encargo de ensinar ou pregar, mas é dito, simplesmente, que elas seguiam o Senhor; além de seguí-lO, diz a Palavra que elas O serviam. O exemplo de Suzana e das demais mulheres foi tão impactante, que mais tarde encontramos outras mulheres seguindo essa mesma jornada: a) Lídia (At 16:14); b) Priscila (At 18:2); Febe (Rm 16:1), dentre outras.

- Suzana e as demais mulheres aqui mencionadas, certamente haviam experimentado algo pessoal e profundo com o Senhor. É dito acerca delas que “haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios”.

- Ao que parece, estas mulheres estão inseridas na lista mencionada pelo mesmo Lucas em At 1:14.

- Para seguir o Senhor é necessário que abandonemos tudo. Vejamos as condições de Jesus apresentadas em Lc 9:57-62:
a) coragem para sermos peregrinos (Lc 9:57-58);
b) coragem para priorizar o Reino de Deus (Lc 9:59-60);
c) coragem para não olhar para trás (Lc 9:61-62).

- Além de seguir o Senhor Jesus, Suzana, a exemplo das outras mulheres aqui mencionadas, nos é apresentada como quem “O serviam com os seus bens”.
Que exemplo maravilhoso!!!
Servir, aqui, é o verbo grego diakone,w em sua forma dihko,noun, que se encontra em sua forma imperfeita, que no grego denota uma ação contínua!
Elas serviam e continuavam servindo ao Senhor com seus bens.

- Suzana e as demais mulheres certamente conheciam a ordem bíblica: “Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos”, mas decerto conheciam a promessa que se segue: “E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares” (Pv 3:9,10).

- Que destinação temos dado aos nossos bens? Usamo-los ou somos usados por eles? Como nós os usamos? Para quem usamos? Com que propósito sonhamos em conquistar bens???

Que Deus nos ajude para aprendermos do exemplo de Suzana!

7 comentários:

Unknown disse...

Aprendo muito com esta passagem biblbíb .
Pois sou administradora destas mulheres , que quo relato acima apresenta ,ame o estudo bíblico .

Unknown disse...

Aprendo muito com esta passagem biblbíca
Pois sou admiradora destas mulheres , que o relato acima apresenta ,amei o estudo bíblico .

Unknown disse...

Aprendo muito com esta passagem biblbíca
Pois sou admiradora destas mulheres , que o relato acima apresenta ,amei o estudo bíblico .

Unknown disse...

Simplesmente apaixonada por essas mulheres que contemplaram Deus e Jesus Cristo..

Unknown disse...

Sem dúvida demonstraram o seu amor pelo interesse de seguir E servir a Jesus nas suas missões em dificuldades financeiras mostrando que nada do que era seu Existe alguma avareza pois tudo era para Jesus de coração para auxiliar no seu ministério favorecendo a Cristo a liberdade cabível a necessidade das pessoas muito bom muito bom parabéns Deus abençoe seu trabalho pastor muito lindo aí a paz do Senhor desculpe Se ficar alguma coisa errada pois o seu microfone e minhas vistas não tão boa procura entender eu creio que tá tudo bem

Unknown disse...

Agradeço por encontrar informações a respeito de meu nome e validar ainda mais minha vida no trabalho para a Luz do Senhor Jesus.

Unknown disse...

Muito gratificante na minha congregação estamos estudando e levando a palavra sobre essas mulheres e o tema é mulheres cheias da graça de Deus.